O plantão para que os acordos ocorram é uma recomendação
Muitos condomínios apresentam uma questão comum, que é a inadimplência. Aliás, é importante citar que isso não ocorre nos condomínios residenciais de forma exclusiva: os condomínios comerciais também possuem inadimplência. Assim, é fundamental que os síndicos ou então as administradoras entendam como lidar com a inadimplência em condomínio.
Confira os 6 passos que preparamos para você observar ao lidar lidar com a inadimplência em condomínio
1) Cobrar
Tendo o condomínio uma administradora, essa situação de “cobrar” é mais automática. Entretanto, sendo o síndico quem necessita assumir essa cobrança, pode acontecer algum constrangimento. Mesmo assim, é vital que o condômino inadimplente tenha, sim, uma cobrança. Se nenhuma espécie de cobrança acontece, esse condômino pode começar a viver com essa inadimplência, causando prejuízo nas finanças do condomínio.
2) Orientação
O condomínio não deve somente realizar as cobranças quando houver uma inadimplência: é imprescindível que ele tenha uma ação antes de essa dívida acontecer. Por isso, todos os síndicos, com a ajuda da sua administradora, devem realizar a conscientização.
Quando os condôminos compreendem que aquele valor é preciso para que a própria vida no condomínio seja melhor, eles ficam conscientizados. Compreendendo também o que pode ocorrer quando existe a inadimplência, como sofrer uma ação judicial, também há conscientização.
Deve-se dizer que há condôminos que, efetivamente, possuem problemas e que têm grandes razões para a inadimplência. Contudo, a conscientização é relevante aqui também: a administradora pode mostrar a esse condômino alguns acordos e diferentes jeitos de essa inadimplência ser solucionada, mesmo quando as finanças desse condômino estão em dificuldade.
3) Plantão
Propiciar meios para que o condômino inadimplente pague sua dívida, através de plantões, onde a administradora soluciona e esclarece sobre a taxa de condomínio, pode ser um mecanismo eficiente. Uma recomendação é que essa administradora use o condomínio para que esse plantão ocorra; assim, os moradores não conseguem dizer que a locomoção atrapalhou.
Mais uma orientação é que o plantão possua, minimamente, dois dias, para que os condôminos que possuem horários mais complicados consigam aparecer e tratar da sua inadimplência.
5) Justiça
Acontecendo a inadimplência em condomínios, buscar auxílio judicial precisa ser um dos caminhos. Certamente, a administradora precisa, antes, tratar com esses condôminos e tentar estabelecer uma possibilidade de prazo e acordo.
Quando o condômino não auxília nesse acordo ou quando ele concorda, mas quebra-o, a administradora de condomínios pode procurar o auxílio judicial. É fundamental que essa administradora mostre a esse condômino que, sem um acordo ou então a quebra de um existente, poderá existir um processo.
6) Tecnologia
As administradoras de condomínio podem usar, por exemplo, os celulares para cuidar da inadimplência. Uma indicação é aproveitar os aplicativos para conversas, como o WhatsApp, para esclarecer a inadimplência: tratando pelas mensagens, por exemplo, o condômino pode procurar um acordo e a administradora ainda fica com as mensagens. Dessa forma, se ela precisar buscar o auxilio judicial, existirá alguma comprovação de que o inadimplente recusou algum acordo.
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